Hoje

Aulas, aulas e mais aulas...

Posts recentes
« Cinto de segurança, sempre | Main | Dicas para a memória »
Wednesday
Jul082009

A loura, o louro e o cérebro da morena

Eu hoje vi o Louro José ao vivo. Não só vi, como falei com o Louro José. E foi uma experiência muito peculiar: embora meu cérebro soubesse que era um boneco manipulado por um homem agachado atrás do balcão, a visão do bico do louro se movendo junto com suas falas é tão convincente que eu me vi não só falando com o Louro, mas até... me despedindo dele na saída - como se ele pudesse me ver!

É, eu sei. O boneco não me vê. Mas sua boca se mexe enquanto ele fala, e isso parece ser suficiente para que meu cérebro o considere gente, e portanto digno de receber tratamento de gente. O que eu queria saber, agora, é o que se passa na cabeça da Ana Maria Braga quando ela fala com o Louro, ela que conhece a pessoa real por trás do boneco: ela se vê, interiormente, conversando com o manipulador, ou batendo papo com o papagaio, como eu me vi (e como se fosse perfeitamente natural falar com um boneco, para meu espanto)?

EmailEmail Article to Friend

Reader Comments (3)

Fantástico!!cada dia que passa eu amo mais a Neurociencia!!

July 8, 2009 | Unregistered CommenterRebeca

Em época de provas e exames, ouço com frequência dos alunos o "deu um branco". Agora já tenho uma resposta na ponta da língua. E não vou esquecer!

July 8, 2009 | Unregistered CommenterSamuel

Suzana, o mais interessante sobre sua experiência com o Louro José é que você disfarçou muito bem sua fascinação pelo boneco! rsrsrs. O Louro devia ter um programa só dele, me amarro nele.

July 14, 2009 | Unregistered CommenterPedro

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.

My response is on my own website »
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
Some HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>