Hoje

Aulas, aulas e mais aulas...

Posts recentes
« Como achar a saída do shopping | Main | Johannesburgo, o pouco que vi »
Monday
Dec072009

Um novo uso para suas narinas: entrada de iPod

Ah, nada como um vídeo xemnoxão para alegrar as horas de dor na cara por causa de uma sinusite recalcitrante. Este eu achei colocando meus RSS em dia, em um blog divertidamente pirado que eu assino. Pode ser truque manjado, porque já vi que tem vários vídeos similares no YouTube - mas eu e minha filha já rolamos de rir várias vezes (e o timing da menina no vídeo é ótimo!), então compartilho a ativação do meu sistema de recompensa com você também, caro leitor.

ÓBVIO que assim que eu parei de gargalhar sozinha, fui experimentar com o meu próprio iPod. Descobertas científicas do dia:

1- o headphone pequenininho não serve: tem que ser aquele redondo que encaixa perfeitamente nas suas narinas, para que o ar não escape ao redor.

2- é uma sensação realmente engraçada enfiar alguma coisa no próprio nariz em nome da ciência, e com uma razão legítima: testar a capacidade de ressonância das suas vias naso-orais. Acho que devia fazer mais de 35 anos que eu não enfiava algo inapropriado em meu nariz, mas essa parte vou ter que confirmar com a minha mãe.

3- no meu atual grau de entupimento, o bloqueio dos seios nasais é tamanho que somente parte dos sons médios chega à boca e ressoa nela, para minha decepção (mas é uma sensação muito peculiar ter a própria boca transformada em caixa de som!). Se seus seios nasais estiverem abertos, contudo, o resultado é que a sua boca se transforma em... uma caixa de ressonância para o som que sai dos headphones. É isso aí: coloque os headphones no buraco errado da cabeça, e sua boca, graças à nasofaringe, se transforma em alto-falante. Viu? Aula prática de anatomia humana.

4- se você no entanto abre a boca como se fosse bocejar, a diferença de pressão faz com que o ar agora vá para os seus ouvidos, pelas trompas de Eustáquio - e, com ele, o som (viu? Esta foi a segunda parte da aula de anatomia humana). Resultado: você enfia o headphone nas narinas, mas ouve a música nos seus ouvidos do mesmo jeito. É a anatomia humana ajudando os pobres retardados que erram o headphone de buraco a ouvir a música assim mesmo :o)

EmailEmail Article to Friend

Reader Comments (10)

Poxa, minha rinite constante tb precisa de cirurgia. Mas prefiro pensar nos headphones, vou testar!

December 8, 2009 | Unregistered CommenterRachel Ripardo

ahahahaha

Foi muito divertida essa aula de anatomia humana. Obrigado Suzana e melhoras.

December 8, 2009 | Unregistered CommenterGeorge Anderson

Suzana,

Você tá parecendo a Monalisa na foto do cabeçalho do blog.

December 9, 2009 | Unregistered Commenterrenata

Cara Suzana,
Vi que você fez a apresentação do Miguel Nicolelis na Época sobre como ele revolucionou o tratamento do mal de parkinson.
Tenho 28 anos e meu marido (que tem 29) tem esclerose múltipla. Fomos surpreendidos por uma excelente notícia na semana passada: um médico italiano (Dr Zamboni) fez descobertas que mudam o diagnóstico/tratamento da doença de forma impressionante!
A equipe dele e um médico de Stanford já trataram centenas de pacientes, mas até o momento não sabemos de nenhum centro no Rio ou no Brasil que esteja pesquisando ou executando o exame/tratamento.
Quando li a Época, pensei que você poderia saber de algo ou dizer quem devemos contactar, e que você se sensibilizaria com isso.
Tenho diversos artigos de jornais de medicina e sites com informações sobre a descoberta, mas recomendo especialmente o site da fundação do Dr Zamboni na Itália:
http://www.fondazionehilarescere.org/eng/hil_risponde.html
Também pode procurar por CCSVI no google.

Agradeço qualquer ajuda.
Um abraço,
Diana

December 9, 2009 | Unregistered CommenterDiana

Muito bom o texto e o desprendimento para fazer o experimento. rs
Quanto à sinusite recorrente, vale à pena avaliar como está sua alimentação.

December 10, 2009 | Unregistered CommenterMônica

Será que o Sepultura não conseguiria acabar com a sua sinusite?

December 16, 2009 | Unregistered CommenterAkira

Tá se achando, né?
mas Stitch fez isso em seu filme para assombro de Nani, a irmã de Lilo.
E olhe que ele usava a ponta do dedo e uma vitrolinha!
Já imaginou se ele usasse ipod?
HPVon Paulus I, o místico reacionário

Puts! quem mandou eu ler isso?? recebi uma twittada falando sobre 'mordidas na boca' que nós mesmos damos sem querer, acabei nesse post sobre o cérebro como caixa de som e agora *VOU TER QUE TESTAR DE QUALQUER JEITO* esse negócio de enfiar o fonezinho do iPod no nariz! kkkkkkkkkkk
vamos ver se funciona!
tks : )

December 24, 2009 | Unregistered CommenterEd

hauhauahua Muito enraçado a cara da garota e mais ainda a possibilidade de ter uma boca caixa de som. rs

January 3, 2010 | Unregistered CommenterGarota de Coturnos

Professora!! Lembra de mim? :P

então, eu tenho uma pergunta!

e se a gente segurar uma batuta com a boca, que nem o beethoven fazia?

pq até hj eu não sei pq tirei 2,0 nessa questão ._.

saudadeees! huahuahuahuahuahuahuahu

e vc estava certa: neuro era feliz e a gente não sabia uahhauuhahua

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.

My response is on my own website »
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
Some HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>